PARA ONDE NOS LEVAM OS DIREITOS...

"Este texto foi escrito por GOMES PERTENCE"

Segundo os DESIGNERS



Precisando ilustrar uma reportagem com o título; “O TRÂNSITO NAS GRANDES METRÓPOLES”, a redação se depara com um problema, OS DIREITOS. A Foto em Barcelona, é do fotógrafo da casa, com carteira assinada e tudo. Mas... Vejam como os direitos, citados por designers diversos, complicou a vida da publicação:

1 – A Moto apresentada aqui, é uma “FIRULIRA A/350” – totalmente desconhecida – mas será preciso saber se esta indústria, (Como a Jaguar, Massey-Fergusson...) também não possui um código de conduta para o uso desautorizado das imagens de seus veículos, em fotografias e desenhos.

2 – Aqui ficou mais fácil. É uma “YAMAHA” como as outras 99% das motos mostradas. Encaminhar solicitação ao fabricante, não deve trazer maiores problemas que a perda de enorme tempo. A reportagem já vai ficar mais uma semana atrasada.

3 – Placas são criadas em estúdios de arte, e o logotipo do Banco é registrado. Não convém arriscar...O Picollo tem um bom trânsito nesta área, deve arranjar uma autorização fácil, fácil...

4 – O Prédio onde está o Banco, é tombado pelo patrimônio. Embora seja de grande interesse turístico a sua divulgação, todos sabem que já existem prédios públicos que exigem que a imagem seja solicitada para que se faça uma divulgação. IMPORTANTE: Não pode esquecer de anexar a imagem. Esta precisa ser aprovada.

5 – Bandeira da Espanha – LIBERADA !!! – Mas... o mastro dela é obra do Stúdio “LA NIÑA”. Possui direitos...

6 – O ônibus é um Mercedes (primeira autorização) mas a lataria é da “Carrociere” – criação exclusiva - (Segunda autorização) Nem precisa de ofício, basta ir até os escritórios na Itália, que eles dão autorização imediata. Não deixar de levar é um intérprete, pois eles são bem fraquinhos no português...

7 – FIAT – Sem problema – a pintura da frota vai agarrar. O Designer que desenvolveu a pintura dos Táxis de Barcelona, é chato “prácá”... Cedeu os direitos ao Sindicato, mas com centenas de cláusulas. É bem provável que a vaidade do artista faça qualquer negociação “agarrar”... Como o tempo é importante, resta o PHOTOSHOP...

8 – O ASFALTO – As ruas de Barcelona, são asfaltadas com um asfalto diferente – PATENTEADO – composto de Lava Vulcânica. É preciso consultar, quando se mostra um produto “patenteado”.

9 – Capacete “Gucci” usado em desfiles no último “Italy-Fashion” – Fez o maior sucesso. Do Designer L’ampággio... Bom perguntar, né?

10 – Lambretta...xííí!!! O Dono da Fábrica, Milionário, chato prá caramba, já morreu. Deixou como herdeiros 9 Filhos, que não se entendem. Cada qual, 9 vêzes menos ricos que o pai, e 9 vêzes mais chatos. Difícil...

11 – O Número 11, tá atráz do 13. E... de que se trata o 13? Pelo maior dos azares, quem estava sentado no banco do ponto de ônibus era ninguém menos que Francisco Cüoco. Sabem como é fazer foto onde aparece artista... Vai querer “algum” O 11 é o neto dele, que se escondeu atrás dele, não queria aparecer, mas... na hora da grana... quem garante que não vai querer também?

12 – O Semáforo. Criação do Designer Russo Ibranovick. Em russo, você consegue falar com ele. Simples.

14 – A Placa do banco concorrente. Quando souber que o Banco rival exige licença, mesmo sem saber como é isso, vai fazer o mesmo.

15 - Porta de Madeira, do século XVII. O Tetrataraneto do Designer, detém os direitos. Será que inclui fotos?

16 – Viram quem está na janela do ônibus? Vovó Naná, do BBB... vai querer levar uma “molhadinha”...

17 – Calça do Motoqueiro, marca “LEE”. Perdeu mercado, mas a sua fama é “cult”. Graninha na mão deles.

18 – O Sindicato dos Motoristas de ônibus de Barcelona, baixou uma portaria na semana passada, informando possuir direitos de imagem sobre os profissionais sindicalizados e equipamentos de transporte urbano. (baseado na portaria 2343-2, de 2002) Consultar um advogado será bom, para saber se paga o royaltie à Mercedes, à Carrociere, ou ao Sindicato.

19 – O Motoqueiro carrega no bolso, um chaveiro com a imagem do Pluto. Vale uma consulta à Disney?

20 – “A FOTO”(toda). O material utilizado é de tecnologia de ponta, versão beta, da KODAK, que solicita que informemos nos trabalhos a utilização do mesmo. Esta foto deverá ser registrada, com o título: “Última foto de alguém que achou melhor criar galinhas no sítio

Um comentário:

  1. Gostei muito desta abordagem textual!! Apesar do humor (ri muito), a seriedade do contexto esta muito clara na leitura. Depois de ler este, mesmo rindo, o "cliente" vai ligar para um ilustrador e contratar seus serviços, descartando o fotógrafo de sua agenda. Que me desculpem os meus amigos fotógrafos, nossos eternos concorrentes diretos. Pois, ilustra-se qualquer texto com uma ilustração (desenho), ou, com uma foto.

    ResponderExcluir