Sketchbook como processo criativo

"Este e mais textos no site de MARCIO FERRERI" www.mferreri.blogspot.com


SketchBook

Um sketchbook é um livro ou caderno com páginas em branco para fazer esboço e estudos, geralmente utilizado por artistas, desenhistas e ilustradores como parte do processo criativo em seu trabalho.

Numa exposição de sketchbooks para o Fogg Art Museum na Universidade Havard em 2006, os sketchbooks foram classificados nas seguintes categorias :

  • Observação: Com foco na documentação do mundo externo, incluindo estudos de viagens e da natureza e também esboços de memória do artista
  • Invenção: segue a inspiração e imaginação do artista auxiliando na composição e desenvolvimento de suas idéias.

Tipos de sketchbook

Sketchbooks tem uma variedade de formas, tamanhos, cores, volume além de outros meios e tipos de estudos. Veja a classificação abaixo.

Em relação ao meio pode ser:

Artesanal: geralmente de papel, podendo ter diferente números de páginas, cores, formatos, encadernação , papéis especiais, etc.

Digital: facilmente encontrado na web em blogs e sites. Geralmente esboços feitos em softhware gráficos ou esboços manuais que passaram por um processo de digitalização.

Quanto ao tipo de estudo pode ser

Estudo de documentação – esboços e estudos de material histórico, cultural como trajes, objetos de época, ou de uma tribo.

Apontamentos - esboço de características de objetos, animais ou figura humana, como poses de corpo, estudo de anatomia, movimento de animais.

Estudo de projetos – estudo de layout de projetos gráficos, ilustração, composição de obras de artistas.

Estudo de estilos – marcações de padrões estilístico de um movimento artístico ou artista.

Estudo de memória – esboços e desenhos de memória.

Experimental – desenhos e pinturas ao acaso, sem pretensões de atingir um objetivo especifico ou pré-concebido. Experimentação de materiais, tintas, suportes, técnicas diferentes.


Referencia Bibliográfica:

Zeegen. Lawrence, - The Fundamental Ilustration - Ed.AVA Publising SA- 2005
PARRAMON ,Jose M. Técnicas de ilustración - Parramón Ediciones - 2002

2 comentários:

  1. Ainda cometo o maior pecado (ou maiores) para um desenhista (de horas vagas é verdade), sempre esqueço meu sketch book em casa (rsrs ahh e não é aqueles chiques não, é aqueles cadernos de desenho que meu cunhadinho ganhou do governo no começo do ano). Como consequencia, meu rabiscos ficam jogados por tudo quanto é canto e variam de papel de jornal a papel de pão... vou melhorar prometo rsrs

    ResponderExcluir
  2. Realmente ótimo o texto do Márcio. O trecho "desenhos e pinturas ao acaso, sem pretensões de atingir um objetivo especifico ou pré-concebido" me fez lembrar da "terapia desenho a esmo" que sempre uso para desbloquear os neuronios...e funciona!

    ResponderExcluir