...caminhando e ilustrando...

Muitos me perguntam como se faz para iniciar uma carreira no ramo da ilustração. Perguntam também se há condições de viver deste trabalho e quais os primeiros passos para isso.

Esta dúvida está na cabeça de quase todos os ilustradores iniciantes, amadores e até profissionais, assim, tentarei dizer a minha opinião sobre o assunto, pois também vejo muitos usuários do Portal do Ilustrador com esta pergunta em mente. Além disso, meu maior fluxo de trabalho é a ilustração e onde eu me insiro profissionalmente de corpo e alma.

Primeiramente temos que amar esta profissão. Digo isso, pois tem muito trabalho pela frente, dedicação, empenho, força de vontade e todos os sinônimos disso. Temos sempre que aprender, nunca se está completo e nunca se sabe demais. Busque sempre informações sobre a história da ilustração, biografia de ilustradores que se deram bem na vida e dos que não conseguiram. Vejam onde eles acertaram e onde eles erraram para que você se previna. Estude técnicas, isso é importantíssimo.

Semana passada, um ilustrador de quadrinhos e professor me disse “para desconstruir, você tem que aprender a construir”. Para mim, não basta ser autodidata, isso ajuda? Sim, e muito. Porém, precisamos saber onde ficará cada elemento para construir uma ideia, e assim, moldá-la para o que você precisa. O mercado de ilustração é grande. Há muito brasileiros que se dão bem aqui e fora do país. Peguem grandes super herois de grandes editoras e produtoras e verão que se não é um brasileiro o responsável ele está no meio da equipe com certeza. Isso é um elemento para a nossa motivação. Há muitos profissionais nesta área, mas a área é tão grande que há espaço para todos.

   
Matéria deste fim de semana no jornal O TEMPO 

Leia sempre sobre tudo. Literatura, gibis, quadrinhos, história, filosofia entre outros temas. Veja muita referência, elas te ajudarão em algum momento. Veja como está o mercado, procure ver o que mais está chamando atenção e o mais importante... DESENHE TODO DIA.

No Brasil cada dia é dia de alguma coisa. Peguem estes dias e ilustre cada um deles. É um exercício e tanto. Busquem as DATAS COMEMORATIVAS do Brasil. A dedicação é o que melhor nos faz ser um profissional bem aplicado. Treine muito, treine o que você acha muito difícil, pois, certamente o que aparecerá são os defeitos por isso treine. Depois de pegar a habilidade com as ferramentas de sua mão de obra, busque uma linha própria, um estilo diferente, uma marca que só você tem.

Difícil? Sim, muito difícil e a grande maioria não consegue se destacar por isso, mas lembre-se, isto não é impossível. Conheça seu traço, veja os materiais que mais te atrai, e, que facilite seu trabalho. Procure materiais que combine com o que você quer expor em seu traço. Com isso, você terá destaque entre muitos que estão lutando para viver do que gosta.

Quando você vive do que gosta você está realizado e o trabalho fica muito mais fácil. Uma coisa boa é conversar com profissionais da área. Vá a encontros, feiras, palestras, workshops e tudo que puder. Dia 15 de abril é o Dia Mundial do Desenhista e haverá encontros por todo o Brasil. Procure um grupo de sua cidade, vá e converse, leve seu portfólio e peça opiniões, conselhos dicas e tudo mais.

   

É importante não se confortar e saber estabelecer regras, valores e seriedade em sua carreira, mas isso da margem para outro texto... Um grande abraço e boa ilustração para vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário