RÊ & ALINE

"Texto de Diane Mazzoni" 



Rê e Aline tinham tudo para ser grandes amigas ou mãe e filha ou ainda comparsas, fiéis escudeiras e cúmplices. Pena o autor de Rê Bordosa tê-la “matado” em 1987, e a Aline só ter “nascido” em 1994. Pensando bem, foi até melhor assim, pois não sei o que poderia acontecer se essas duas resolvessem se unir em alguma tirinha da vida... Fato é que a personagem Rê Bordosa de Angeli e a Aline de Adão Iturrusgarai têm, cada uma a sua maneira, muito (“porraloquismo”) em comum...





Rê Bordosa pode ser considerada a personagem mais amada de Angeli (e olha que o cara tem outros personagens incríveis como Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos). Sua estréia aconteceu no dia 04 de abril de 1984 no Jornal Folha de São Paulo e logo nas primeiras tiras já se mostrava uma “junky” da pior qualidade. Sempre em sua banheira, curtindo uma ressaca daquelas e se punindo moralmente pelo que ela (vagamente) se lembrava ter feito na noite anterior, ou no balcão do bar tomando algumas doses e procurando por sexo fácil e sem compromisso com o primeiro que aparecer pela frente ou (em última hipótese) com o próprio garçom, Rê Bordosa é um retrato (bem caricato) da mulher “pós-feminista” da época, que se entrega aos prazeres da vida, preza a total liberdade sexual, se embriaga e corre a galopes do casamento e dos afazeres domésticos. Depois de muitas peripécias sexuais e alcoólicas, o autor decide “assassinar” sua personagem (talvez para poder se livrar dela e partir para outras criações) e o próprio Angeli surge nas tiras para matá-la, mas Rê Bordosa parece ter sete vidas e consegue escapar de todas as tentativas de assassinato, indo parar mais uma vez no balcão do bar com seu garçom Juvenal, que acaba propondo a ela se casar com ele para ter um pouco de sossego na vida. Presa nas amarras do casamento, sem poder beber ou fazer sexo com outras pessoas, Rê Bordosa acaba explodindo no sofá e morrendo no ano de 1987.


Já a personagem Aline de Adão Iturrusgarai, não teme tanto assim o casamento, desde que seja um casamento à moda dela. Aline mora junto com seus dois namorados Otto e Pedro, que vivem “subindo nas paredes” por ela e possui um amante e um sub amante (que serve para trair o amante). Como se vê, assim como Rê Bordosa, a moderninha Aline é outra partidária da liberdade sexual feminina, apesar de ser um pouco menos “beberrona” e da “night” como a Rê. Por enquanto o autor diz ter encerrado sua fase “Aline” que durou quase duas décadas (1994 – 2010), mas ele não a matou, o que pode sugerir que ela reapareça por aí.



Apesar de Rê Bordosa e Aline não terem tido a oportunidade de se encontrem, seus autores Angeli e Adão Iturrusgarai são muito amigos e até realizam alguns trabalhos juntos, como esse em que os “Skrotinhos” de Angeli fazem uma participação especial em uma das tirinhas da Aline.


Um comentário:

  1. Valido ! Super valido ! Principalmente no que tange a parte da valorização profissional.
    Um Blog Arte/Serviço, posição que todo segmento, hoje, deve tomar.

    ResponderExcluir