O valor de um desenho

25 comentários:

  1. Acertou em cheio! A pior parte para um ilustrador iniciante é saber como cobrar. Preciosas essa dicas, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post. Sobre os valores a cobrar por ilustrações, é difícil colocar na cabeça de alguem que estuda e mora com os pais que ele pode e deve valorizar seu trabalho até para nao abrir precedentes aos clientes de quem realmente tem despesas com o leitinho das crianças.

    Aqui em Curitiba é muito comum os clientes entrarem em contato barganhando baseados nos valores cobrados por alguns ilustradores prostitutas. Lamentável.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Excelente post como sempre. Continuem sempre assim, orientando ilustradores iniciantes. Quando tiverem um tempinho acessem meu blog:
    www.liofreitas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu desenho pro meu tio a troco de jujubas, mas esses dias ele me deu um polystation! DEMAIS!

    ResponderExcluir
  5. Bom o post, só acrescentaria aí o conceito de auto-publicidade. Explico: se vc nunca ilustrou uma página dupla de Veja e sabe que um serviço assim alavanca um lote de outros projetos, pode considerar parte do lucro que vc NÃO terá com este trabalho, como verba de desenvolvimento de mercado, deixando claro ao cliente que vc está fazendo este preço porque interessa a você aumentar a sua participação neste segmento. NUNCA CLARO, dizer que nunca fez, mas que quer AUMENTAR (sair do zero para o um aumenta, então não estamos mentindo!) Claro que fica melhor na fita se o cliente for uma ONG ou uma entidade benficiente. Vc lucra colocando seu trabalho em uma grande revista, em página duplas, e a entidade lucra diretamente com os resultados da divulgação! Eu já fiz muito isto, e funciona bem!

    ResponderExcluir
  6. grande post! alguém sabe onde é possível encontrar modelos de contrato de cessão dos direitos e dicas neste sentido?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto claro e honesto. Estou recomendando no meu blog e twitter.

    Abraços!
    Alê Nagado

    www.nagado.com
    www.nagado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente, a cada dia eu aprendo mais com vcs, obrigado e continuem assim

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, vocês estão dando uma luz aos iniciantes como eu, parabéns...

    http://estevesarthur.carbonmade.com/

    ResponderExcluir
  10. Ei Lilly

    na SIB há uma parte de download que tem CCDA

    Envio o link deles dentro do site da SIB ok

    Abraço

    http://www.sib.org.br/

    CCDA Ilustra Publicidade
    CCDA Layout Publicidade
    CCDA Orçamento
    CCDA Personagem
    CCDA Revista
    Lei Direitos Autorais
    Orçamento Padrão

    ResponderExcluir
  11. É isso aí! Seu método é o mais claro e mais bem definido que encontrei! Espero que todos se enquadrem nele e não fiquem quebrando a cabeça enlouquecidos porque não sabem mais como se virar e não têm saída para a enrascada que se meteram!.. enrascada essa que acaba sobrando para outros, pois se um entrega seu trabalho a preço de banana, o cara vai falar para outro ilustrador que fulano faz mais barato e não faz essa exigência!... Só que fulano depois vai esmolar e ter que procurar emprego porque não soube fazer o certo!

    ResponderExcluir
  12. =]

    Muito bacana o texto, para mim um grande toque, porque até hoje o poucos trabalhos que fiz nunca tive esse controle tanto da forma cobrança e muito menos os direitos sobre a ilustração.

    ResponderExcluir
  13. Surgiu uma duvida aqui, nessa questão de direitos autorais, no caso de uma estampa para camiseta com a logomarca inserida no desenho ou mesmo somente em um canto, o desenho continua sendo do desenhista ou não?

    p.s:desculpem o anonimo, vou me cadastrar.rs.

    ResponderExcluir
  14. Eu queria saber sobre direitos autorais quando se está empregado. Se os direitos de uso vão exclusivamente para a empresa da qual está contratado.. Se ela pode vender a ilustração para outras empresas do jeito que quiser.

    ResponderExcluir
  15. Puxa, muito bom...adorei!!!
    Meu Deus, nada é mais difícil do que estabelecer um valor para o desenho... A gnte acaba pecando muito qndo desenha para os amigos e não cobra, ou mesmo cobra um valor irrisório!!!
    Valew pelas dicas...Agora o negócio vai srrs

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o texto! Achei o texto justamente pq estou começando no ramo e gostaria de ter uma noção. Esse texto ajudou em vários aspectos. Também estou procurando saber sobre direitos autorais, etc. Também estou procurando sobre trabalhos 3D (animações, amquetes, etc).
    Novamente, muito legal o post! :D

    ResponderExcluir
  17. Legal, eu também costumo cobrar dessa forma, mas acho que poderia fazer um outro post (se já não tiver feito), explicando como emitir nota, e todos esses tramits fiscais, que pra muito ilustrador em inicio de carreira se torna um bicho de sete cabeças.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Muito importante as informações!! Mas tenho uma dúvida sobre os Direitos Autorais. Todos os desenhos de ilustração devem ser registrados no INPI como desenho industrial ou patente? Existe outra forma com custo mais baixo de registrar os desenhos?
    Alguém sabe esta informação?

    ResponderExcluir
  19. Estou com uma duvida eu desenhos a alguns anos já e quero começar a desenhar pra estúdios de tatuagem e não sei quanto cobrar por uma serie de desenhos, não sei se cobro por hora ou pela serie completa e nem quanto cobrar, se puder me ajudar serei grato obrigado

    ResponderExcluir
  20. Ola, o meu nome e Cícero , adorei sua materia explicou tantas coisas.Mas gostaria de lhe pergunta já ouviu falar nesta ilustradora MARIA CECILIA MARRA MENDONÇA , algumas vezes ela assinava suas ilustrações por CECILA ou ciça, ela ilustrou muito livros infantis e tambem livros didaticos desde de 1977(ano em que foi contrada pela editora IBEP)para ilustra livros didaticos para autora Deborah Padua Mello Neves com o titulo portugues moderno,Mas tambem ilustrou para Ruth Rocha, Yolanda Marques,no ano 1985 ate 1990 ela ilustrou a serie "NO REINO DA ALEGRIA"(didaticos),da autora DORACY DE PAULA FULLEIRO DE ALMEIDA no ela fez maravilhosas ilustrações.
    grato.

    ResponderExcluir
  21. Oi! Obrigada pelas informações, muito úteis. Eu estou precisando daquela ajudinha básica. Faço desenhos há muito tempo, mas só por lazer. Agora o dinheiro tá pouco e estou pensando em vender. Mas não sei como, sabe quando você não sabe como? Então, só desenho à mão, pretendo investir em cursos mas agora nem dá. Poderia me lançar uma luz? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  22. preciso de alguns esboços, rosto de pessoas ficticias. interessados em fazer para mim contatar o e-mail hellen.flavia_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de apresentar meus trabalhos a vocês feitos com o mouse e a famosa ferramenta arcaica paint. Espero que curtam. http://zeruelastudius.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, bom dia, muito boa a matéria me ajudou a esclarecer vários pontos!
    Mas e no caso de uma editora querendo usar uma ilustração minha já feita na capa de um livro? Ela disse que "a tiragem é de 300 exemplares, um projeto bem simples para um autor estreante, de modo que temos um orçamento apertadíssimo". Como entra o calculo para ser justo?

    ResponderExcluir