Qual a diferença entre cartum charge e caricatura


"Estes e mais textos no site do ilustrador BEGÊ" www.begeilustrador.blogspot.com
Fala galera, hoje falarei de um assunto que quase todos vêem em jornais, revistas entre outros periódicos, porém não percebem a diferença entre eles. Os três tópicos que abordo são o Cartum, Charge e Caricatura. Qual a diferença entre eles hein?
Em palestras, feiras e rodas de profissionais este tema é bastante discutido, pois ainda é uma dúvida entre iniciantes e até mesmo em profissionais. Não é fácil definir exatamente cada um por causa de suas características bem peculiares, e às vezes é embaraçoso responderem estas questões.
Tentarei explicar de uma forma mais simples embasado em termos teóricos e práticos no qual eu me envolvo em meus trabalhos.

A Charge é uma ilustração que tem como objetivo principal dar opinião e, na maioria das vezes, criticar certo assunto. A palavra CHARGE vem do francês e significa “atacar” ou “carregar”, digo isso no sentido figurado da palavra. A ilustração tem sentido em certa época com algum fato ocorrido em sua sociedade, é um trabalho temporal. Podemos ver muitos exemplos com temas de futebol e política, mas não excluem outros temas, simplesmente os dois são os mais inspiradores por suas polêmicas e acontecimentos. Esta é a maior característica da charge, contextualizar certa situação em seus desenhos, fora isso ela perde sua funcionalidade como termômetro crítico. Muitas charges duram décadas e são exemplos até hoje para profissionais, mantendo sua força de expressão e formação de opinião.
Abaixo coloco algumas charges como exemplo.



O Cartum , de certa forma, é um desenho descompromissado de humor ou carga política e social. A palavra vem do inglês “cartoon” que significa “cartão”, ele relata um assunto universal sem depender de contexto nenhum, apenas um tema a ser explorado, sendo assim, atemporal. O cartum tem temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo, pois não é um assunto de uma certa região no qual precisa de uma certa bagagem de conhecimentos específicos para entender. É um desenho geralmente cômico e universal.
Abaixo coloco alguns cartuns como exemplo.


A Caricatura , por sua vez, tem um ar de exagero. No caso de caricatura pessoal, o desenhista escolhe as partes mais salientes do indivíduo para exagerá-las, podemos ver, em grande parte dos trabalhos, que eles preferem explorar o rosto do personagem. A palavra caricatura vem do italiano “caricare” que significa “carregar” ou “exagerar”, assim, os ilustradores adoram usar para satirizar personagens públicos. A caricatura, dependendo do contexto, pode até se transformar em uma charge (caso tenha um sentido de atacar ou criticar alguma situação) ou pode se transformar em cartum (se simplesmente for um desenho descompromissado). Não necessariamente as caricaturas têm que ser exageradas, podemos fazer caricaturas em formatos diferenciados, mas mantendo as características das pessoas para terem uma identificação mais facilitada. Então, uma caricatura é o retrato de alguém, exagerado ou não mantendo suas características físicas.

 

9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Begê. Certamente muito útil para atualizarmos o conhecimento.
    Só acrescentaria mais um detalhe na questão do cartoon... Hoje, uma expressão muito usada pela galera é a cartunização... que trata de uma imagem (geralmente do modelo real) que é desenhada de modo bastante simplificado sem perder as características do modelo e mesmo assim não ser uma caricatura...exemplo que me ocorre agora é o trabalho do Mauricio de Souza, que vez por outra inclui personagens contemporâneos em seus quadrinhos (até mesmo o próprio Mauricio).
    Espero ter ajudado.
    Abralo a todos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente parabens Bege pela iniciativa!!Muito boa a idéia!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa Begê.Com certeza será um completa fonte de informação e aprendizado para todos os estudantes, profissionais e apaixonados por esse universo que é a Ilustração.

    Meus parabéns e estamos juntos!

    ResponderExcluir
  4. Manfredini, concordo com sua observação!!!! Poderíamos até acrescentar isto no texto. Muito obrigado e espero que acompanhem e que seja produtivo para todos nós!

    Obrigado Ferreriart e Fábio Soares.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Enfim um cantinho para macacada do rabisco,e óbvio que estou seguindo cada milímetro deste espaço. Valeu turma e obrigado pelo Convite.

    ResponderExcluir
  6. "Cartoon" em inglês é usado tanto como "charge" e como "cartum", mais comumente "political cartoon", já que os políticos são os mais freqüentes alvos das charges.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo acréscimo, está corretíssimo Anônimo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Pessoal devido a muita gente que entra em contato conosco perguntando se somos chargistas,e mal conseguem pronunciar "caricaturistas" (nao que estou menosprezando ninguem) , senti nescessidade de explicar num post meu sobre essas 'diferenças'.
    Mas sempre é bom uma "segunda opinião" não é mesmo? rsrsrs
    Coloquei esse mesmo texto então no meu blog com os devidos créditos.
    http://estudiosolucoescriativas.blogspot.com/
    sucesso a todos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns BEGÊ, a sua visão do assunto é clara e objetiva.
    Ajuda pacas! Abraço Carlão

    ResponderExcluir