Ilustração e Desenho Artistico

"Este e mais textos no site de MARCIO FERRERI" www.mferreri.blogspot.com

Ao falar de ilustração é comum pensar que ilustração e desenho artístico são a mesma coisa devido a semelhança de linguagem, tanto por sua forma expressiva, quanto por uso de técnicas e métodos similares. Porém é necessário atenção pois, apesar das semelhanças, a ilustração e o desenho distingue principalmente por seus objetivos ou finalidades. É o que veremos a seguir.

O desenho artístico é um meio visual que tem como escopo, de acordo com a maioria dos especialistas, uma forma de expressão com caráter pessoal ou particular, ou seja, manifestação da perspectiva intuitiva do artista e a princípio sem uma intenção comercial ou econômica.

Seu modo de produção parte do interior das experiências e valores do artista e é expresso por meio das diversas técnicas e instrumentos que o desenho artístico disponibiliza tais como: grafite, creiom, pastel seco, bico de pena, gravuras, aquarela, etc.

A Ilustração é uma arte com fins práticos e econômico, como meio, tem a função de atender uma comunicação pública ou privada seja ela, institucional ou comercial.

Voltada para a necessidade de mercado pode resultar em:
agregar valor ao produto, comunicar identidade corporativa, auxiliar no posicionamento, e diversas outras necessidades que envolvem um produto ou serviço de empresas e instituições. São exemplos: ilustrações em embalagens, moda, brindes, jogos, adesivos, etc.

A ilustração como linguagem, tem um caráter criativo e eficaz, e se adequa bem a qualquer público e diferentes projetos. Como linguagem, pode se comunicar com faixa etária distintas é só notar as ilustrações nos diversos níveis de ensino. Infográficos, personagens, ilustrações realistas e técnicas podem auxiliar outras linguagens com grande potencial na comunicação.

Abaixo a esquerda um desenho que a princípio poderia ser para uma exposição de arte fantástica onde seu tema transmite a ideia de aventura e criatividade. A direita, a arte foi aplicada a um cartaz da comunicação visual de um evento de quadrinhos. Nesse momento o desenho é utilizado para atender uma necessidade de comunicação do cliente e passou a ser uma ilustração. A ideia de aventura, criatividade e uma perspectiva fantástica eram os conceitos que o cliente desejava agregar como valor em seu evento.

Essa distinção se faz cada vez mais necessária na aréa da ilustração, isso se este profissional que se diz ilustrador, quer ter um lugar e uma identidade própria.

O ilustrador é um profissional da imagem, e geralmente, tem sido associado ao desenhista e artista plástico, porém, ilustrar não é uma atividade ou uma linguagem exclusiva do desenho ou artes plástica A fotografia também serve com ilustração, ou seja, um fotógrafo também pode se considerar um ilustrador na medida que suas fotos ilustram temas, assuntos, ideias e mensagens em projetos editoriais ou publicitário

No Brasil a atividade é mal repensada, não há por parte de muitos ilustradores brasileiros, uma necessidade de discutir a ilustração com profundidade mais teórica. Os diálogos ficam no nível técnico e não entra para um nível conceitual, o que faz com que a ilustração não seja vista em sua complexidade e lugar merecido.

As escolas de Ilustração no Brasil tem sua raiz arraigada no desenho artístico e nas artes plásticas, sequer discute questões de linguagem, teoria da imagem ou mesmo a ilustração em si. O resultado disso é uma formação inconsistente e mais, uma geração de ilustradores sem base sólida que sequer conseguem defender seu papel no mercado. Aliás, o termo mercado é outro termo em que uma boa parte dos ilustradores não se dão bem. Parece que cada vez mais há um divórcio entre o ilustrador e o mercado, assunto para ser discutido em outro artigo, mas que tem a ver com a falta de distinção do termo, pois se o ilustrador acha que é um artista e não um profissional distinto, como se relacionará bem no mercado de comunicação se não tem postura de um profissional de comunicação. Um jornalista, apesar de dominar a escrita, no mercado ele não será cobrado de ser um gênio da literatura mas sim, de produzir seus textos pontuais que atenda a necessidade do jornal ou revista a qual trabalha, assim também é o ilustrador, não se espera que seja um gênio das arte mas que seja pelo menos um bom profissional com competência suficiente de atender o que o projeto ou "job" requer e no final cobrar bem pelo serviço.

Apesar das diferenças entre os termos ilustração e desenho artístico, a base da ilustração e de todas as artes visuais é o desenho. Assim quem pretende atuar bem na ilustração estudar desenho, pode ser de grande ajuda!

Referência Bibliografica:
ARNOLD, Eugene - Tecnicas de la Ilustracion. - ed. LEDA. Barcelona, 1982.
MORRIS, Bethan. - Ilustración de Moda. - ed.Blume. Barcelona, 2006.
PARRAMON ,Jose M.- Técnicas de ilustración - Parramón Ediciones - 2002
ZEEGEN. Lawrence, - The Fundamental Illustration - Ed. AVA Publishing SA- 2005.

2 comentários:

  1. Eu sempre me pergunto, como classificar a Capela Sistina? Arte ou Ilustração? Não foi feita sob encomenda, tendo o artista tendo recebido pagamento pela obra? Se o desenho artístico é feito "a princípio sem uma intenção comercial ou econômica", como classificá-la????
    Marcos A. Santos-Silva

    ResponderExcluir
  2. Inclusive muitos ilustradores se sentem inferiorizados pelo mercado, principalmente o publicitário.
    Foi até criado um selo, pela Old Black Gallery como forma de protesto:
    http://www.oldblackgallery.com.br/index.php/2009/10/eu-sou-ilustrador/

    ResponderExcluir