ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

"Este e mais textos no site de IRIAM STAR" www.iriamstar.spaces.live.com



CONCEITOS


ILUSTRAÇÃO
- Imagem ou figura de qualquer natureza com que se orna ou elucida o texto de livros, folhetos e periódicos. (Dicionário Aurélio)
- Uma ilustração é uma imagem pictórica, geralmente figurativa (representando algo material), embora algumas raras vezes também abstrata, utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado freqüentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, qualquer imagem, incluindo fotografias, pode ser usada como ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico. (Wikipédia, a enciclopédia livre - 06/06/2010).


Esses conceitos ou entendimentos do que vem a ser ilustração refletem a evolução da tecnologia e linguagem gráfica, ficando cada vez mais difícil de definir as fronteiras da ilustração. Entretanto, ponto em comum é o seu vínculo a uma idéia ou texto a ser transmitido, reforçando sua mensagem ou lhe dando corpo. Os meios utilizados para isso podem ser os mais variados possíveis: desenho com grafite, carvão, nanquim, aquarela, acrílica, óleo, desenho digital e até a fotografia. Há quem pense que uma ilustração só pode ser feita através de desenhos ou pinturas. Esse equívoco talvez se deva ao fato de que originalmente uma ilustração era mesmo um desenho ou pintura e só depois de milênios é que a fotografia e demais recursos tecnológicos foram desenvolvidos.

É importante fazer a distinção entre ilustração e arte simplesmente, pois essa não tem compromisso nenhum com qualquer tipo de mensagem, nem com a própria idéia do artista ao concebê-la, uma vez que podem ser percebidas de formas diferentes pelas demais pessoas. Na ilustração existe o compromisso do ilustrador com uma mensagem bem definida, e não pode haver interpretações discrepantes da mesma, por pessoas diferentes.

Qualquer imagem pode ser usada como ilustração e isso inclui as obras de arte, mas elas sempre virão atreladas a um contexto que leva os espectadores a interpretá-la de forma similar. Isso não impede que algumas ilustrações também possam ser usadas como obras de arte, desatreladas do contexto para o qual foram concebidas.

Esse assunto causa controvérsias em roda de ilustradores, pois muitos não diferenciam uma obra de arte de uma ilustração e fazem questão de serem chamados de artistas. Como o conceito de “arte” não é preciso e chega a variar de escola para escola, podemos dizer que, sendo ou não considerada arte, a ilustração surgiu para dar um “recado” e seu entendimento deve ser o mesmo, para todas as pessoas que a visualizam e não podem ser interpretadas livremente, fora de seu contexto original.


ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

Ilustração científica tem o enfoque na riqueza e precisão da informação visual e é usada em trabalhos científicos, pesquisas e ensino, além da divulgação da ciência de modo geral. Ela pode ser bem simples, até mesmo esquemática, ou muito elaborada, retratando detalhes em imagens realistas ou hiper-realistas. Devido ao rigor técnico exigido, muitos profissionais costumam se especializar em uma das modalidades de ilustração científica. Embora os modelos biológicos e ambientais (como na medicina, odontologia; entomologia, botânica, zoologia, paleontologia, arqueologia, entre outras) sejam mais comumente representados, a ilustração científica pode englobar diversas profissões ligadas ao desenvolvimento tecnológico, como física, química, eletrônica, astronomia, etc.

Este é um trecho da apostila "História da Ilustração Médica" – Iriam Gomes Straling.




4 comentários:

  1. Acho que dos tipos de ilustração que existem a ilustração cientifica é a mais complexa, por ter sua função ligada a uma finalidade simplesmente técnica.

    Seria interessante, se alguem uqe trabalha com esse tipo de ilustração fizesse uma análise do mercado para esse tipo de trabalho, aqui no Brasil, acho que este tema disperta a curiosidade de muitos.

    Um grande abraço e parabens pela postagem e pelo blog pessoal... excelente! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto!!!
    Trabalho há pouco com IC e já vejo um mercado promissor =)
    Abrx
    M.Ramos

    ResponderExcluir
  3. A Ilustração Científica realmente tem um campo muito amplo de atuação. Há mais ilustradores na área de botânica e zoologia. Esses campos são mais atrativos por que os desenhos podem ser vendidos como obra de arte, além de seu uso na ilustração de artigos científicos. A indústria de cosméticos também usa ilustrações botânicas em seus rótulos.
    O único problema é que a maior clientela é constituída por mestrandos e doutorandos ou mesmo profissioanais da área de biologia que precisam ilustrar seus artigos. O preço médio que cobra por uma prancha é bem inferior ao praticado na publicidade.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto! Legal saber ao respeito.
    Eu faço graduação em física. E amo desenhar !
    Seria fantástico poder trabalhar desenhando e desenhar as coisas que eu amo!

    Futuramente queria fazer quadrinhos e ilustrações explicando as maravilhas da física para criançada tambem :)

    Muito obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir