As Etapas de um Desenho Animado

"Estes e mais textos no site de GLÓRIA COSTA" www.gloriacosta.com



Fantasmagorie animação de 1908

Depois que foi criado o cinema como o conhecemos hoje, as pessoas que eram ilustradores quiseram também usar essa forma de arte para dar vida ao que criavam. Assim foi criado o Fantasmagorie em 1908. Depois, com o advento do som, os fimes tinham além de movimentos a melodia, os sons e as falas.
Toda uma tecnologia e experiência foi desenvolvida por pessoas que tinham uma mente criativa e, além de ter a arte no sangue, eram inventores. Mas o meu objetivo é descrever um processo que a Disney desenvolveu na área de desenho animado e esta se tornou a partir dele um setor especializado dentro do cinema.
Fizeram algumas animações de curta metragens que ficaram famosas como "animações espaguete", pois os braços e pernas dos personagens eram moles e ondulantes.

Mas como se faz uma produção destas?

Quem começou a definir os passos necessários para executar uma produção de filme animado foi com certeza Roy e Walt Disney.



Story Board

Para não perder a coerência das sequências de cena e poderem desenvolver todo o filme dando valor à narrativa e valorizando todas as ações que melhor contassem a história, manter o tempo planejado para a história e desenvolveram o story board. Assim não perdiam tempo animando cenas desnecessárias, nem lhes faltava tempo para a narrativa no final.

Nessa época os desenhos tinham apenas trilha sonora que os personagens marcavam o ritmo dançando. Depois dos curtas musicados os personagens desenhados começaram a falar nas telas de cinema. Então a execução do Story Board ficou mais necessário e preciso. A ação era ensaiada na frente de um espelho com um cronômetro. Muitas vezes Disney contratou um ator para atuar para os seus animadores esboçarem o personagem ou iam a um bosque ou zoo filmar os animais ao vivo, também o levavam ao estúdio para estudar seu comportamento e anatomia.

Havia uma deficiência de cores para pintar os cells e a textura das tintas era frágil para aderir no acetato, tudo isso teve que ser desenvolvido por Walt que foi aos fabricantes de tinta e ao lado deles criou uma paleta de cores até então nunca usadas! Ele contribuiu para essa renovação, incentivando a pesquisa de novos corantes e uma tinta com textura que aderisse ao acetato sem craquelar ou descolar antes da filmagem.

Normalmente a trilha sonora do filme é feita depois de elaborado o Story Board para marcar a ficha de som que facilitaria ao animador a execução da sua cena ou sequencia de cenas, para fazer o personagem dançar no compasso da música ou falar de acordo com a fonética marcada na ficha de animação.



Para fazer o filme da Branca de Neve não havia sido criado ainda a estrutura dos campos Multiplanos. Então se troncos de árvores estavam na frente do olhos, e no fundo haviam montanhas distantes, para criar a profundidade necessária, o tronco era feito num overlay recortado, cheio de detalhes de musgo e texturas da casca com um efeito de desfoque por pinceladas, na clareira os personagens agiam e ao fundo, atrás mais árvores e arbustos as montanhas também desfocadas mas presentes, quase se confundindo com o céu. Na filmagem a câmera deslizava por duas colunas de aço por meio de manivelas que a posicionavam para o campo de filmagem. Os holofotes eram acionados e ajustados com o fotômetro para banharem o acetato sobre o cenário com o overlay da árvore em primeiro plano. A cada dois frames filmados os acetatos eram trocados e o abturador da câmera colhia dois novos frames.



Após a filmagem era retirado o rolo de filme 35mm da câmera e enviado para a revelação. Da revelação já era feita a mixagem da trilha sonora com as imagens.





Espirited Away foi todo animado da forma clássica e, quando vemos seu making off, o seu criador Miyasaky fez toda a trilha sonora depois de realizada a filmagem das cenas, inclusive as locuções com sons incidentais e diálogos. Os dubladores viam as cenas e reproduziam as falas nos tempos das cenas. como os dubladores que refazem diálogos para trocar a linguagem original de um filme estrangeiro.

Um comentário:

  1. Valeu pela explicação. Vou ver se consigo este Making Off que você disse.

    Abração!

    ResponderExcluir